Programa de Pós-Graduação em História

Pós-Doutorando

Abaixo, clique sobre o nome do pós doutorando e tenha acesso as principais áreas de atuações. Formulários no rodapé.

Fernanda Sposito

fernanda_s.jpg lattes

Historiadora e professora, vem trabalhando em instituições públicas e privadas de ensino superior. Atualmente é pesquisadora de pós doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, campus Guarulhos). Foi professora substituta de História do Brasil Colônia na Unicamp. Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História (Universidade de São Paulo, 1998-2002). Realizou o mestrado (2003-2006) e o doutorado (2007-2013) em História Social (Universidade de São Paulo). No mestrado estudou a temática indígena durante a formação do Estado nacional brasileiro entre as décadas de 1820 e 1840. No doutorado pesquisou as dinâmicas da colonização do Novo Mundo, analisando as relações entre espanhóis, portugueses e índios na América Meridional entre os séculos XVI e XVII, abordando especialmente os temas das bandeiras e das missões jesuítico-guaranis. No pós doutorado investiga a construção das políticas indigenistas de Portugal e Espanha entre os séculos XVI e XVIII, relacionando-as com as políticas ameríndias. Tem dois livros publicados (um deles como coautora). Estuda os seguintes temas: índios, São Paulo, formação do Estado nacional brasileiro, política indigenista, políticas ameríndias, colonizações ibéricas, jesuítas, bandeirantes, Guarani, Tupi, missões, fronteiras.

Joana Monteleone

joana_m.jpg

Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP -SP) com o tema "O Almanaque Laemmert e tempo do Império". Fez doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP - 2013), com o título de "O circuito das roupas", sob orientação de Vera Lúcia Amaral Ferlini. Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008), com o título de "Sabores Urbanos", com a mesma orientadora. Atua, principalmente, nos seguintes temas: história econômica, história do consumo, história do Império.

Katarzyna Górka

katarzyna_g.jpg

Doutora em Bioantropologia (Antropologia Física) pela Universidade de Barcelona, Espanha (2016). Foi bolsista da Universidade de Barcelona no Laboratório de Microscopia Óptica Avançada, Centros Científicos e Tecnológicos (2010-2013). Possui mestrado em Primatologia pela Universidade de Barcelona (2010), mestrado em Antropologia Física pela Jagiellonian University (2008), e graduação em Biologia pela Jagiellonian University, Cracóvia, Polônia1. Atualmente é pós-doutoranda do programa de pós-graduação em História na Unifesp na àrea de Antropologia Forense no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF-UNIFESP) e discente no curso de Especialização em Antropologia Forense e Direitos Humanos da UNIFESP. Possui mais de cinco anos de experiência na área de bioantropologia, sobretudo no âmbito de análise dentária, estimativa de idade, morfometria linear e morfometria geométrica bi- e tri-dimensional, assim como experiência em craniometria, morfometria óssea, limpeza e catalogação de restos humanos e outros artefactos arqueológicos. Fez curso “Identyfing the dead: Identifying the dead: forensic science and human evolution” oferecido pelo Centro de Anatomia e Identificação Humana (CAHI), Universidade de Dundee, Reino Unido. Participou em escavação, limpeza e catalogação de artefatos arqueológicos em projeto arqueológico da Jagiellonian University em Cracóvia, Polônia. Suas principais linhas de pesquisa são: antropologia forense; antropologia dental; dispersão, biogeografia e variabilidade biológica e cultural tanto em humanos modernos como em populações humanas passadas; evolução bio-cultural e autopercepção do corpo.

Rodrigo Bonciani

rodrigo_b.jpg

Professor Adjunto III do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foi coordenador do curso de História da UNILA (2013-2014) e membro da Comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (2012-2013). Realiza o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da EFLCH/UNIFESP, o projeto intitula-se Escravidão, domínio e soberania: uma história dos poderes na formação do Atlântico (1570-1648) e tem a supervisão do Prof. Dr. Jaime Rodrigues. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP), 2010. Pós-graduação lato sensu pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha, 2007. Investigador visitante da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal, 2006. Bacharel e licenciado em História pela USP, 2001. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA) e Cátedra Edison Carneiro: História Afro-Latino-Americana; A Monarquia Hispânica e o império dos Felipes (1580-1640); Estudos da América Indígena. Possui experiência em História Social e Política, com ênfase em História Moderna e Ibero-atlântica. Principais temas de investigação: formação dos estados modernos e dos impérios ultramarinos; pensamento político moderno; tráfico de escravos africanos; legislação indigenista. De suas publicações recentes, destacam-se: ?La libertad indígena como topos y la emergencia del poder apostólico en las Américas (1535-1542)?, publicado em Nueva Corónica, revista do departamento de História da Universidad de San Marcos, Peru, em 2015; a organização e publicação do dossiê de História Afro-Latino-Americana na Revista Latino-Americana de Estudos Avançados e do artigo Os irmãos Coutinho no Atlântico: escravidão, governo e ascensão social no tempo da monarquia hispânica, em 2016; e dos artigos Guerra, domínio e soberania: experiências coloniais e império no Atlântico Sul, década de 1570, na Revista de Indias, e Repúblicas da instabilidade: o domínio sobre os indígenas e africanos e a soberania régia nas Américas, na revista História Unisinos, em 2016.

Sauloéber Tarsio de Souza

sauloeber_t.jpg

Possui graduação pela UNIFACEF - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca (1992) e graduação em HISTÓRIA pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). O mestrado em História e Cultura também foi realizado na UNESP (Franca), defendido em 2000, com apoio da FAPESP. O doutorado em Educação foi cursado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e concluído em 2005. Entre 2015-16 realizou estágio de pós-doutorado na UNIFESP sob a supervisão da profa. Maria Rita de Toledo no Programa de Pós-Graduação em História (Linha História e Historiografia). Trabalhou por 04 anos na rede pública estadual de São Paulo como professor efetivo de História, atuou no PEC (UNESP-PUC-USP) entre os anos de 2001 e 2002 e na Universidade Federal do Tocantins no período entre 2003 e 2006. Atualmente é professor associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), membro do GT-Uberlândia vinculado ao HISTEDBR-UNICAMP, professor do Programa de Pós-Graduação da FACED (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-FACIP). Em parceria, organizou os livros "Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: a História das Instituições Escolares da Ituiutaba do Século XX"; (EDUFU, 2009), "Grupos Escolares na Modernidade Mineira: Triângulo e Alto Paranaíba" (2012) e "Cinema e Ensino de História da Educação" (2013), ambos pela editora Alínea, e "Memórias Migrantes e Outras Histórias Tijucanas" (2014).

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

Programa de Pós-Graduação em História (UNIFESP)
Email: Em breve
Telefone: 5576-4848, ramal 6043

Coordenação: Andréa Slemian ( andrea.slemian@gmail.com) e Mariana Villaça ( marimavi@hotmail.com)
Secretária executiva: Rita ( rita.unifesp@gmail.com)

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site