Programa de Pós-Graduação em História

Corpo Docente

Abaixo, clique sobre o nome do professor e tenha acesso as principais áreas de atuações dos professores e seus curriculos lattes.

Prof. Dr. Alexandre Pianelli Godoy

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Professor de ensino de história, patrimônio e educação e história da educação no Brasil. É bacharel, licenciado, mestre e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No mestrado pesquisou sobre as relações de gênero, imprensa e visualidade no Rio de Janeiro dos anos 1950. No doutorado sobre as relações entre ficção, história e sociedade a partir da obra teatral, literária e jornalística de Nelson Rodrigues. Desenvolvo ampla pesquisa sobre a história das escolas municipais de São Paulo. Tenho interesses em temas de história da educação, ensino de história, patrimônio, relações de gênero, imprensa, cinema, teatro, literatura e leitura no Brasil contemporâneo. É membro dos grupos de pesquisa “História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira”, sediado na PUC/SP, e “História Cultural da escola dos saberes pedagógicos: Impressos e modelos culturais”, sediado na UNIFESP, ambos cadastrados no CNPQ. Publicou artigos sobre ensino de história e história da educação e o livro “Nelson Rodrigues: o fracasso do moderno no Brasil”. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2012.

Profa. Dra. Ana Lúcia Lana Nemi

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Possui Mestrado em História social pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (2003), pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Lisboa (2006) e pós-doutorado pela Unicamp (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia Ibérica e História Ibérica Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História e historiografia da saúde pública, tensões entre norma e experiência, intelectuais e processos de ocidentalização. Atualmente é professora de História Contemporânea na Universidade Federal de São Paulo e professora do Programa de Pós-graduação em História e Historiografia da mesma instituição. Também coordena o Núcleo de Estudos Ibéricos da Unifesp, é membro da Comissão da Verdade da Unifesp e pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Andréa Slemian

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Graduada em História pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2000) e Doutorado (2006) na mesma instituição. Desde 2011, é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona na graduação e na pós-graduação. Foi pesquisadora visitante da Universitat Jaume I na Espanha, no Instituto Tecnológico Autónomo do México (ITAM), na Universidade Jean Jaurés (Toulouse) e na Universidade do Espírito Santo (UFES). É especialista em História do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, com ênfase no processo das reformas ilustradas, da Independência e da formação do Estado nacional. Atualmente suas principais temáticas são análises das instituições e da justiça - especialmente as formas processuais, inclusive dos tribunais mercantis -, numa interface entre história e direito, com interesse cada vez maior em uma história integrada com a América ibérica.

Prof. Dr. André Machado

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É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou seu pós-doutorado na Área de Pesquisa em História do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), entre 2007 e 2009. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), mesma universidade em que se graduou em História (2001). É co-editor da revista Almanack. Ao longo dos anos vem desenvolvendo pesquisas sobre a formação do Estado e da Nação no Brasil, estudando o processo de independência na província do Grão-Pará, assim como o desenvolvimento do sistema representativo no Império. Atualmente, pesquisa as formas de trabalho compulsório dos indígenas empregados no Pará entre 1821 e 1840.

Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto

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Professor de Ensino de História e História da Educação. Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, áreas de Didática e História da Educação e Historiografia, respectivamente. É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, Departamento de História, na Graduação e Pós Graduação. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória (núcleo Guarulhos). É líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Memória e Escritos do Ensino de História”. Tem experiência e interesse em ensino de história, história da educação, formação de professores, memória, representação e cultura escolar.

Prof. Dr. Bruno Feitler

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Graduado em História pela Universidade de Paris IV - Sorbonne e doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2001), é pesquisador do CNPq, Professor Associado de História Moderna da Universidade Federal de São Paulo e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Investiga as instituições e as práticas religiosas da Época Moderna, particularmente a Inquisição portuguesa (tanto em sua dimensão atlântica quanto asiática), a Igreja no Brasil colônia e a história dos cristãos-novos e dos judeus de origem portuguesa.

Prof. Dr. Claudia Regina Plens

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Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1999), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora colaboradora - Museu de Arqueologia e Etnologia - USP e professor adjunto, nível iii da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia histórica, estudos de impacto ambiental, zooarqueologia, mata atlântica e formação de sítio arqueológico.

Prof. Dr. Clifford Andrew Welch

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Doutor (Ph.D.) em História pela Duke University (EUA) em 1990, ministra aulas da História do Brasil Contemporâneo na UNIFESP desde 2009. De julho de 2003 a junho de 2005, foi PVE - Professor Visitante Estrangeiro da CAPES nos programas de pós-graduação de Ciências Sociais e História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Geografia da UNESP – Campus de Presidente Prudente, onde continua como professor colaborador da pós-graduação. Desenvolve pesquisas sobre as histórias e representações dos movimentos sociais no campo e das relações internacionais das Américas. Atualmente, coordena o grupo “História Social do Campo” e o projeto de pesquisa “História contemporânea da luta pela terra no Estado de São Paulo, 1960-2010,” financiado pelo CNPq.

Prof. Dr. Denilson Botelho de Deus

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Denilson Botelho é Professor Adjunto do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos. Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas em História do Brasil, com interesse nas relações entre história, literatura e imprensa. Na UNIFESP lidera o Grupo de Pesquisa História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade (cadastrado no CNPq). É cotutor do Grupo PET-História e vice-coordenador do Centro de Memória e Pesquisa Histórica - CMPH da Unifesp. É especialista na trajetória e na obra do escritor carioca Lima Barreto e, em 2001, conquistou o 1º lugar no Prêmio Carioca de Pesquisa, que resultou na publicação do livro "A pátria que quisera ter era um mito", que integra a Coleção Biblioteca Carioca do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Profa. Dra. Edilene Teresinha Toledo

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Fez o bacharelado, licenciatura, Mestrado e Doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Doutorado foi realizado também no Istituto Orientale di Napoli , na Itália. É docente de História do Brasil, em especial do período republicano. Tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: migrações nacionais e internacionais, transnacionalidade, circulação de ideias políticas, anarquismo, sindicalismo, corporativismo, movimentos sociais, trabalho e patrimônio industrial.

Prof. Dr. Fabiano Fernandes

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Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutor pela USP (2016). Atualmente é Professor de História Medieval da Unifesp, Campus Guarulhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ordens Militares, Reino de França na Idade Média Tardia, Inglaterra Medieval, Guerra das Rosas e Inglaterra Renascentista. Membro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Membro do LEME (laboratório de Estudos Medievais) e coordenador do LEGIM (Legitimidade, Governo e Conflitos sociais na Idade Média e Renascimento). Autor de Monarquia e poliarquia na França Tardo-medieva: o crime de lesa-majestade em Aurillac, segundo o processo do duque de Nemours. C. 1474-c. 1476 (2016), Jacques de Armagnac, duque de Nemours e a acusação de Lesa-majestade. A construção de um crime político por meio da memória escrita. 1465-1477 (2015) e Insurreições urbanas e ritos públicos em fins do século XIV. As relações políticas e simbólicas nas cerimônias de punição às cidades na França medieval (2014), dentre outras publicações.

Prof. Dr. Fábio Franzini

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Professor de Teoria da História. Bacharel em História (1993), mestre (2000) e doutor (2007) em História Social, todos pela Universidade de São Paulo. Autor de À sombra das palmeiras: a Coleção Documentos Brasileiros e as transformações da historiografia nacional (1936-1959) (Edições Casa de Rui Barbosa, 2010) e de artigos e capítulos de livros sobre a historiografia brasileira no século XX, principal tema em que pesquisa e orienta. Junto a este, interessa-se por temas voltados à teoria da História, à história do livro e da edição, ao ensino de História e à história dos intelectuais e das ideias. Integra ainda o Observatório da História, projeto interinstitucional criado e sediado no Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp com o objetivo de acompanhar, pesquisar e analisar a produção historiográfica no Brasil, e é um dos editores da revista História da Historiografia www.historiadahistoriografia.com.br no biênio 2016-2018.

Prof. Dr. Fernando Atique

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http://capph.sites.unifesp.br

Professor de História, Espaço e Patrimônio Edificado. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (1999), mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (2002) e Doutor em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo (2007) pela USP. Pós-Doutor em História (2016) pela New York University, nos EUA. Foi pesquisador visitante na University of Pennsylvania (2006), nos EUA. É membro fundador da Associação Iberoamericana de História Urbana - AIHU. Investiga as relações entre urbanização e preservação do patrimônio cultural, atentando a aspectos específicos das histórias da habitação, urbana e da arquitetura. Trabalha, ainda, com assuntos ligados à história continental, em especial com as relações Brasil-Estados Unidos e América Latina-Estados Unidos e Brasil pelo viés dos profissionais do urbano (engenheiros, arquitetos, geógrafos dentre outros). É autor de alguns livros, dentre eles Memória Moderna: a trajetória do Edifício Esther (2 edições, 2004 e 2013); Arquitetando a “Boa Vizinhança”: a arquitetura, cidade e cultura nas relações Brasil-Estados Unidos, 1876-1945 (2010); e Arquitetura Evanescente: a destruição de edifícios cariocas em perspectiva histórica (no prelo). Coordena, com Manoela Rossinetti Rufinoni, o grupo de pesquisas CAPPH – Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica, sediado na UNIFESP.

Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco

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Gilberto da Silva Francisco é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), área História Antiga. Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela FFLCH-USP e FE-USP; e pós-graduação em Arqueologia (mestrado, doutorado e pós-doutorado) pelo MAE-USP, com estágios na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e na École Française d'Athènes (Atenas), onde atua como pesquisador associado. É especialista em cerâmica grega antiga, atuando também no campo de Arquitetura Clássica, sobretudo no âmbito da recepção dos Clássicos. É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (LEIR-MA-USP) e do Grupo de Pesquisas sobre o Mundo Clássico e suas Conexões Afro-Asiáticas (Heródoto-UNIFESP).

Prof. Dr. Glaydson José da Silva

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Professor de História Antiga. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado e doutorado, também em História, pela Universidade Estadual de Campinas (2001 e 2005, respectivamente), tendo desenvolvido estágio doutoral em História e Arqueologia (2003-2004) junto à Université de Paris I - Sorbonne e ao Musée des Antiquités Nationales de Saint Germain-en-Laye, na França. Realizou estágios de pós-doutoramento junto à Universidade Estadual de Campinas (2006-2010), à Université de Strasbourg (2012) e à Universidade de São Paulo (2017). Foi Diretor e Diretor Associado do Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e de sua Posteridade Histórica, da Unicamp (207-2011). Foi coordenador nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga, da ANPUH (2011-2013). É editor chefe de Heródoto - Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-Asiáticas - periódico bilíngue. Atua com os seguintes temas de pesquisa: tradições interpretativas em História Antiga; cultura clássica; relações entre Antiguidade e modernidade/leituras contemporâneas do mundo antigo; história da Gália; história romana; história das extremas direitas na França.

Prof. Dr. Jaime Rodrigues

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Professor Associado de História do Brasil. Doutor (2000) e mestre (1994) em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP (2005-2006) e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2015). Graduado (1987) e licenciado (1988) em História pela USP (1987). Tem experiência em temas de História do Brasil, principalmente em escravidão, tráfico de escravos, história marítima, história da alimentação, patrimônio histórico, organização de acervos e saúde pública. Publicou, entre outros, os livros No mar e em terra: história e cultura de trabalhadores escravos e livres (2016), Alimentação, vida material e privacidade: uma história social de trabalhadores em São Paulo nas décadas de 1920 a 1960 (2011), De costa a costa: escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780-1860) (2005) e O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850) (2000), além de obras didáticas voltadas ao ensino fundamental.

Prof. Dr. Janes Jorge

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Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu e organizou o livro Cidades Paulistas. Estudos de História Ambiental Urbana. Realiza pesquisas na área de história ambiental.

Prof. Dr. José Carlos Viladarga

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Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), fez Mestrado (1998-2002) e Doutorado (2006-2011) em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), pela mesma universidade. Possui experiência docente em ensino fundamental, médio e superior, tendo, neste último, trabalhado em universidades públicas e privadas, como UFOP, PUCCAMP, UNISA e UEL. Estuda os impérios coloniais ibéricos durante o período moderno, com especial ênfase nas conexões luso-castelhanas na América Meridional entre os séculos XVI e XVII. Atua como pesquisador na intersecção das áreas de História da América Colonial, História Ibérica e São Paulo no período colonial e desenvolve a pesquisa Fluxos, intercâmbios e circulação na região platina - séculos XVI e XVII. Professor da área de História da América na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é um dos líderes do Grupo de Pesquisa A monarquia hispânica e o império dos Felipes (1580-1640) e do Diretório de Pesquisa História e Historiografia das Américas, que faz parte do Laboratório de Pesquisa em Histórias das Américas (LAPHA) da UNIFESP.

Prof. Dr. Luigi Biondi

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Formando na Universidade de Roma “La Sapienza” (1995) e Doutor em História pela Unicamp (2002), dedica-se ao estudo da história das migrações internacionais e à história social do trabalho, com particular atenção para os temas das culturas nacionais, étnicas, políticas e de classe, dos fenômenos associativos, dos movimentos sociais e dos conflitos. Coordenador do Grupo de Pesquisa ‘História, Memória e Patrimônio do Trabalho’ (Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq) e pesquisador associado ao Pronex CEMI – Centro de Estudos de Migrações Internacionais.

Prof. Dr. Luis Ferla

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Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005). Possui especialização pela UNEP/UNESCO/Universidade de Dresden (1995). Foi pesquisador visitante no Departamento de Historia de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, em Madri, em 2007 e 2010, e no Spatial History Laboratory, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2012. Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). É coordenador do grupo de pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores; www.unifesp.br/himaco) e do Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp. É autor de diversos artigos e do livro “Feios, sujos e malvados sob medida: a utopia do biodeterminismo em São Paulo (1920-1945)” (Alameda/Fapesp, 2009).

Prof. Dr. Luís Filipe Silvério Lima

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Professor de História Moderna. Bacharel em História (1998), mestre (2000) e doutor (2005) em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na UFPR e na USP, e “fellow” da John Carter Brown Library, Brown University. Trabalha com a História dos Impérios na Época Moderna e com história de Portugal e da Inglaterra nos séc. XVI e XVII. Na Unifesp, coordena o grupo CNPq “Poder e Política na Época Moderna” e desenvolve pesquisas sobre: a história dos conceitos no Império Português; os movimentos milenaristas e radicais no século XVII; o impacto do Novo Mundo no pensamento profético-político ibérico e inglês; e o pensamento e a circulação das obras do jesuíta Antônio Vieira. É autor, entre outros, de Padre Vieira: sonhos proféticos, profecias oníricas (2004); Império dos sonhos: narrativas oníricas, sebastianismo e messianismo brigantino (2010), e organizou Facetas do Império na História (com Andréa Doré e Luiz Geraldo Silva, 2008) e Visions, prophecies and divinations. Early Modern Messianism and Millenarianism in Iberian America, Spain and Portugal (com Ana Paula Megiani, 2016).

Profa. Dra. Márcia B. Mansor D´Alessio

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É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970) e doutora em Histoire Du Monde Ouvrier Contemporains pela Universidade de Paris I - Pantheon - Sorbonne (1980). Foi orientada por Pierre Vilar, tendo defendido tese sobre o período Vargas: "Problématique nationale et populisme dans le Brésil de Getúlio Vargas". Defendeu a Livre-Docência em novembro de 2011 na UNIFESP. Em 2014 realizou pesquisa de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sob a supervisão de François Hartog. Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1982 a 1988. Coordenadora do mestrado em Ciências Sociais da mesma universidade de 1983 a 1985. Foi professora adjunta da UNESP-Franca, no departamento de História, entre 1994 e 1998. Foi professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987 a 1994 e 1999 a 2009; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Historia, em duas gestões. Coordenou, entre 2006 e 2009, o Programa de Doutorado Interinstitucional de História DINTER - PUC-SP/UFPA. Assumiu cargos em várias gestões da ANPUH Regional SP, inclusive a presidência, no período entre 2006 e 2008. Desde 2009 é professora adjunta do departamento de História da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, onde foi vice-coordenadora de pós-graduação no biênio 2011-2013. Em 2017, foi eleita membro do “Conselho de Departamento”. Membro do “Conselho de Banca” da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas EFLCH-Unifesp. Atua e orienta nas áreas de Teoria da História/História da Historiografia, História Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo.

Profa. Dra. Maria Luiza Ferreira de Oliveira

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Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora de história do Brasil no curso de história (Campus Guarulhos) da Universidade Federal de São Paulo, e faz parte do Programa de Pós Graduação da mesma instituição. Pesquisou sobre história de São Paulo no século XIX e atualmente desenvolve pesquisa sobre resistência popular e institucionalização do Estado entre 1840 e 1889. É autora do livro "Entre a casa e o Armazém: relações sociais e experiência da urbanização, São Paulo, 1850-1900" (São Paulo, Alameda Editoral, 2005).

Profa. Dra. Maria Rita de Almeida Toledo

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Graduada em História pela Universidade São Paulo e Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP), com estágio de pesquisa na École de Hautes Études en Sciences Sociales (França), é Professora de História da Educação e Ensino de História na Unifesp. Dedica-se aos estudos de várias dimensões da História e Historiografia da Educação e de suas interfaces com a História do Livro e da Leitura. Com foco nas questões de história cultural da escola e dos saberes pedagógicos, no Brasil, e nas políticas do impresso (especializados ou não), analisa a circulação de modelos culturais, tomando os impressos e seus produtores (editores, escritores, críticos, bibliotecários, entre outros), como meios e agentes dessa circulação, no período que cobre o final do século XIX ao início do século XXI.

Profa. Dra. Mariana Martins Villaça

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Professora de História da América Independente. Possui graduação, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em 2009. Coordena, com o Prof. Dr. José Carlos Vilardaga, o LAPHA - Laboratório de Estudos de História das Américas, na Unifesp. Integra o diretório CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e é professora colaboradora do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP). Suas pesquisas se voltam à História das Américas no século XX e abarcam os seguintes temas: relações entre arte e política (com ênfase nas histórias de Cuba e do Uruguai), cinema e história, revoluções e regimes militares na América Latina. Publicou, dentre outros: Polifonia Tropical. Experimentalismo e engajamento na música popular - Brasil e Cuba, 1967-1972 (2004); Cinema Cubano: Revolução e política cultural (2010) e História das Américas: fontes e abordagens historiográficas (organizado com Maria Ligia Prado, 2015).

Prof. Dr. Odair da Cruz Paiva

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Bacharel em História pela PUC-SP (1988); Licenciado em História pela PUC-SP (1989); Mestre em Sociologia pela UNICAMP (1993) e Doutor em História Social pela USP (2000). Possui Pós-Doutorado em Demografia pelo Núcleo de Estudos de População -NEPO-UNICAMP (2010). Professor Adjunto do Departamento de História da UNIFESP na disciplina História, Cultura Material e Museus. Orienta na Linha 2 Instituições, Vida Material e Conflito. Pesquisador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM) das Universidades do Porto e da Universidade do Minho (Portugal) desde 2015; Líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Patrimônio Cultural; Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cinema e Literatura da UNESP e do Grupo de Estudos "Saberes ao Sul" registrados junto ao CNPq. Faz parte do Conselho do Patrimônio Histórico do Município de Guarulhos desde 2014. Desde 2007 é membro do Conselho Editorial da "Travessia Revista do Migrante".

Profa. Dra. Patricia Teixeira Santos

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Doutorou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (2005), com estágio de pesquisa na na Università degli Studi di Padova ( Itália) . Pós doutorado pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade de Campinas e Pós Doutorado pelo Centre d´Étude d´Afrique Noire, Sciences Politiques, Bordeaux (França). Docente e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Professora convidada do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu interdisciplinar de Estudos Africanos, da Universidade do Porto (Portugal). Tem experiência na área de História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: Islã e Missionarismo católico na África nos contextos coloniais e pós coloniais, história do Sudão colonial. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas diversidade cultural, ensino da história da África, história da África contemporânea, estudos africanos interdisciplinares e campo religioso brasileiro. Atua na linha de pesquisa Poder, Cultura e Saberes.

Prof. Dr. Rafael Ruiz

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Professor Associado de História da América. Mestre em Direito Internacional Público pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Desenvolveu projeto financiado pela FAPESP, Jovem Pesquisador, "Direitos e Justiça nas Américas", (2007-2012) e “O probabilismo jurídico na praxe judiciária da América espanhola nos séculos XVII e XVIII (2013-2015). Atualmente desenvolve o projeto, também financiado pela FAPESP, “O probabilismo jurídico e a fundamentação das sentenças judiciais na América espanhola” (2016-2018). Obteve bolsa de pesquisa no Max Planck Institute (Frankfurt) para desenvolver o projeto “Law, Moral Theology and Probabilism: the foundations of justice in theamerican world of the early Modernity” (2015). É Coordenador, junto com a Profa. Ana Lúcia Lana Nemi, do Núcleo de estudos ibéricos da UNIFESP. Autor de O sal da consciência. Probabilismo e justiça no mundo ibérico (2015), O Espelho da América. De Thomas More a Jorge Luis Borges (2011), São Paulo na Monarquia Hispânica (2004) e Francisco de Vitória e os direitos dos índios americanos (2002), entre outros. Suas áreas de pesquisa estão concentradas em Probabilismo jurídico na América, História da justiça (séc. XV-XVIII), União das Coroas, Jesuítas e Catequese nas Américas e Francisco de Vitória.

Profa. Dra. Samira Abel Osman

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Professor Adjunto de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração Árabe; Imigração e Retorno; História Oral de Famílias, Islamismo, História do Oriente Médio, do Mundo Árabe e do Islamismo.

Profa. Dra. Wilma Peres Costa

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Historiadora (professora Titular na Área de História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas). Professora Livre Docente em História do Brasil Império da Universidade Federal de são Paulo). Realizou estudos pos graduados no University College London e fez o pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente, ensina e pesquisa na Universidade Federal de São Paulo, na área de Brasil Império. Áreas de experiência e interesse: fiscalidade, escravidão, construção e consolidação do Estado, forças armadas, guerras platinas,Guerra do Paraguai, literatura de viagens, narrativas de guerra, escrita da história e historiografia.

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