Comissão de autoavaliação do PPGH

Composição da Comissão de Autoavaliação

Seguindo recomendações do relatório final do GT sobre a Autoavaliação dos PPG (Portaria CAPES 148/2-18) A Comissão de Autoavaliação do PPGH foi instituída na reunião da CEPG de novembro de 2019, constituindo-se de dois docentes permanentes, sendo um deles o coordenador do PPGH (Mariana Villaça e Bruno Feitler), a profa. Visitante Patrícia Raffaini, a representante discente Bianca Almeida e o representante dos TAE Ailton Lima. Institucionalizou-se assim diversas formas de autoavaliação existentes no programa desde a sua criação, desde as próprias reuniões da CEPG à coleta de dados sobre os egressos.

Implantação e tratamento dos instrumentos de análise

A Comissão implantou os instrumentos iniciais de análise, que consistem em três questionários, direcionados aos egressos, aos discentes e aos docentes, a serem aplicados todos os anos ao fim do segundo semestre letivo. O objetivo dos formulários respondidos pelos egressos e pelos discentes, além do levantamento de suas trajetórias e produções, foi o de conhecer sua avaliação da qualidade do mestrado, destacando os pontos fortes e fracos do programa, incluindo a grade curricular, a oferta de mini-cursos, a dinâmica de orientação, o funcionamento institucional, e também o próprio desempenho do mestre e do mestrando.

O questionário para os docentes, também distribuído no final do segundo semestre letivo, se soma ao  levantamento de dados individuais feito pela coordenação. O objetivo desse instrumento em específico é promover uma  autorreflexão sobre o desempenho docente e uma avaliação coletiva do programa. A autorreflexão também é extensiva  ao único funcionário de nosso programa, que elabora, ao final do ano letivo, um relatório individual de avaliação.

Os dados de egressos, discentes e docentes, coletados por meio da plataforma virtual Google, são em seguida tratados pela Comissão de Autoavaliação, apresentados e discutidos na CEPG, e terão ainda como desdobramento principal um instrumento final de análise: um seminário geral de avaliação do programa, aberto a docentes, alunos e egressos, a ser realizado no final do primeiro semestre de 2020, a fim de divulgar e discutir coletivamente os resultados da autoavaliação realizada em fins de 2019. Essas ações visam o levantamento de dados para subsidiar a coordenação e a CEPG no sentido de construir um planejamento a curto e médio prazo, aprimorar as atividades formativas e o próprio Programa, avaliando a organicidade da proposta e das linhas de pesquisa, o desempenho na atuação e na produtividade docente e discente. Nesse sentido, o seminário tem como meta propor e avaliar quais ações são necessárias para a solução das fragilidades diagnosticadas.

Os formulários aplicados no final de 2019 obtiveram amplo retorno tanto dos egressos (75 de 108 - 68%) quanto dos discentes (56 de 89 - 62%) e docentes (29 de 32 - 90%) e demonstram um amplo engajamento dos estudantes para com o programa.

Tendo em vista a atual conjuntura de pandemia, não temos como indicar com precisão a data de realização do seminário geral, mas espera-se que ele aconteça no meio do ano letivo.