Programa de Pós-Graduação em História

O Programa

  • O Programa

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  • Linhas de Pesquisa

      Linhas de Pesquisa do PPGH - Narrativas, deslocamentos e conexões - Normas, espaços e deslocamentos - Deslocamentos, trabalho e experiências   Abaixo, a descrição das linhas com seus respectivos integrantes:   - Narrativas, deslocamentos e conexões     Esta linha de pesquisa volta-se ao estudo de temas diversos pautados por três eixos: deslocamentos, narrativas e conexões. Interessa aos pesquisadores da linha problematizar como experiências humanas fundamentais, a dos deslocamentos e a das narrativas, se articulam a partir das conexões que se estabelecem, entre outros, por atores, objetos, signos e espaços. Em seu nível mais elementar, tal articulação se dá na passagem do tempo, no trânsito entre os diferentes espaços e/ou ainda na transformação experimentada nos sentidos e nos significados das palavras, dos conceitos e das ideias, que engendram registros, em múltiplos suportes, das mudanças de compreensão da realidade material e simbólica disso derivadas.     Nesse sentido, os...

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  • Bolsas do Programa

    O Programa possui uma cota de Bolsas (Demanda Social da Capes) que são concedidas aos mestrados a partir da manifestação de seu interesse após seu ingresso oficial no Mestrado. Sua atribuição segue a ordem de classificação estabelecida no Processo Seletivo, e respeitando o ano de ingresso no programa (ver o “Manual do Aluno” neste site, na aba dos Discentes). Para ter direito à bolsa, o/a aluno/a deverá ter submetido anteriormente o projeto à Fapesp. Os professores da rede de ensino são isentos dessa obrigatoriedade. A bolsa da cota do programa será concedida por um período de 12 meses, renováveis por até mais 12 meses.

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  • Histórico do Programa

    O Mestrado em História da Unifesp, cujas atividades iniciaram-se em 2010, definiu sua área de concentração como “História e Historiografia”. Esse intitulado era visto como capaz de congregar em uma reflexão comum a diversidade das pesquisas e das formas de atuação de nosso corpo docente em relação à História. Coletivamente, lidávamos com saberes em diálogo com a historiografia em um sentido amplo, como o espaço do patrimônio, da reflexão sobre a escola, da discussão sobre as formas culturais e o papel das instituições e seus conflitos sociais. Em função disso, quando associamos ambos os termos, partimos da ideia de que o trabalho sobre o tempo e sobre a memória dos grupos humanos realiza-se em múltiplos registros e formas, dos quais a disciplina histórica acadêmica é apenas uma dimensão, ainda que fundamental. É preciso, também, que desdobremos esse reconhecimento naquele que lhe é complementar: se a produção do conhecimento histórico e sua transmissão se fez...

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  • Comissão de autoavaliação do PPGH

      Composição da Comissão de Autoavaliação Seguindo recomendações do relatório final do GT sobre a Autoavaliação dos PPG (Portaria CAPES 148/2-18) A Comissão de Autoavaliação do PPGH foi instituída na reunião da CEPG (Comissão de Ensino de Pós-Graduação) em novembro de 2019, constituindo-se de dois docentes permanentes, sendo um deles o coordenador do PPGH (Bruno Feitler), a docente Mariana Villaça, a profa. Visitante Patrícia Raffaini, um representante discente e o representante dos TAE Ailton Lima. Institucionalizou-se assim diversas formas de autoavaliação existentes no programa desde a sua criação, como discussões nas próprias reuniões da CEPG e a aplicação de questionários a docentes, discentes e egressos.   Implantação e tratamento dos instrumentos de análise A Comissão implantou os instrumentos iniciais de análise, que consistem em três questionários, direcionados aos egressos, aos discentes e aos docentes, a serem aplicados todos os anos ao fim do segundo...

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Destaques

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Heródoto

Observatório da História

O “Observatório da História” pretende constituir um espaço plural, coletivo e integrado que se dedique a acompanhar, pesquisar e diagnosticar o modo de produção (e reprodução) historiográfico no Brasil. Esse espaço busca funcionar como: 1) ponto de convergência de historiadores e historiadoras de todo o país interessados em discutir o campo; 2) e, sobretudo, um incentivador tanto do levantamento quanto da própria produção de dados e informações as mais completas possíveis a seu respeito. Com isso, além de articular debates e análises, espera-se intervir na comunidade historiadora e induzir a crítica às práticas ligadas ao ofício, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito escolar, seja ainda na esfera pública. O “Observatório” busca ser um canal para pensar, discutir, coletar, congregar e organizar procedimentos e instrumentos sistematizados, consistentes e abrangentes que se voltam à mensuração, reflexão e avaliação acerca dos lugares, práticas, condições e horizontes do trabalho historiográfico no Brasil hoje. Leia Mais.  
 

Centro de Memória

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp estão vinculados a um Centro de Memória sediado no Departamento de História, que conta com acervos adquiridos (por compra, doação, comodato ou qualquer outra modalidade de aquisição), visando a apoiar o trabalho de pesquisa dos docentes e alunos. Mais informações clique aqui.  
 

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Programa de Pós-Graduação em História (UNIFESP)
Email: ppg.historia@unifesp.br
Telefone: 5576-4848, ramal 6045

Coordenação: Bruno Feitler ( feitler@unifesp.br ) e Maria Luiza Ferreira de Oliveira ( mlfoliveira@unifesp.br )
Secretaria de Pós-Graduação: Ailton Mesquita Lima

 

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